Endereço: Rua: José Carvalheira, Bairro Tamarineira-Recife-PE.
Fone: 8832-2985/ 9348-1571
CNPJ: 09.114.066/0001-87

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


  • PORTE VETADO ! sociedadeasp‏

Está no site do senado, no dia de hoje (10/01/2013), o veto da Presidenta do Brasil. Ela só pode vetar um projeto de lei se entendê-lo inconstitucional ou contrário ao interesse público.

Com isso, nos resta torcer para os integrantes do Congresso Nacional (deputados e senadores) aprovarem o nosso projeto (mais uma vez, pois assim já o fizeram antes), dentro de 30 dias, e assim enviar a lei para a Presidenta do Brasil promulgar, dentro de 48 horas. Caso não o faça, o presidente do Senado assim fará, conforme consta no art. 66 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL.



Essa é a terceira vez que o PT se manifesta contrário ao nosso PLC nº 087/2011. A senadora Ana Rita/ES se absteve, após atrasar a votação do nosso projeto por dois meses; e o senador Eduardo Suplicy/SP votou contra.

Infelizmente, é uma lástima vermos tantos pais e mães de família, Agentes Penitenciários, não poderem responder à altura nas agressões e retaliações sofridas fora do serviço, por bandidos fortemente armados e que têm todo o direito para tal.

Com relação ao porte, fica a dúvida sobre as legislações: o Estatuto do Desarmamento é falho, pois nos dá o direito de portar arma de fogo (art.) e em nenhum momento proíbe. Inclusive o seu art. 10 foi fundamento para a anulação de ação penal contra Agente Penitenciário de Rondônia, por parte dos Desembargadores. 

Além disso, o Decreto nº 5.123/04 prevê, em seu art. 34, o uso fora de serviço, não o vedando de portar sua arma de defesa pessoalostensivamente.  À parte de tudo, o fato de o Ministério de Justiça elencar o cargo do Agente Penitenciário como um dos que compõe a Polícia Civil (ao lado do delegado, perito, médicolegista, papiloscopista, agente de polícia e escrivão), como ocorre nos estados do DF, AC, RR, TO, AL e "PE", seria o suficiente para acabar com a confusão. Ainda sim, há a portaria do DPF nº 478/2007 nos autorizando.

No entanto, isto é o reflexo da falta, também, de nós nos posicionarmos com profissionalismo, sem amadorismo, durante nosso trabalho, pois assim demonstraríamos as mazelas do Sistema Penitenciário Brasileiro e a nossa imensa importância no âmbito da segurança pública e do serviço essencial da comunidade.

ASPEPE-Deixando você sempre bem informado.

Presidente-Wilson Feitosa.

Nenhum comentário:

Todas as convocações e notícias relacionadas ao Sindicato (SINDASP) serão postadas oficialmente no Blog do SINDASP:
sindasppernambuco.blogspot.com

Seguidores