Endereço: Rua: José Carvalheira, Bairro Tamarineira-Recife-PE.
Fone: 8832-2985/ 9348-1571
CNPJ: 09.114.066/0001-87

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


  • " CARCEREIROS " por Dráuzio Varella‏

Médico e escritor, Dráuzio Varella lançou em setembro deste ano a obra "Carcereiros", onde relata histórias dos profissionais encarregados de controlar os detentos: Os Agentes Penitenciários, que, trabalhando sob condições rigorosas, e muitas vezes colocando a vida em risco, administram a população carcerária.

Foi com um grupo desses agentes que Dráuzio passou a se reunir depois das longas jornadas de trabalho, em um botequim de frente para o Carandiru. E essa convivência pôs o autor em contato com os relatos narrados em Carcereiros”, segundo volume da trilogia iniciada porEstação Carandiru” - o terceiro livro, Prisioneiras”, terá como ponto de partida o trabalho do médico na Penitenciária Feminina da Capital.
A descoberta de que um colega está do lado dos bandidos. Um momento de solidariedade, outro de egoísmo. Um ato heróico e outro de covardia. Entramos em contato com o cotidiano dos carcereiros e as situações desconcertantes impostas pelo ofício, que eles resolvem com jogo de cintura e, não raramente, com humor. O que emerge é um retrato franco de um mundo totalmente desconhecido para quem está de fora.

Dráuzio fala também de sua própria atividade como médico do sistema penitenciário: das frustrações, dos acertos e, sobretudo, da dificuldade em conciliar uma vida tão imersa nesta realidade com a de médico particular, apresentador de programas de divulgação científica, pesquisador de plantas, escritor e pai de família. Se há algo de comum a essas vidas - carcereiros, médico, detentos -, é a dimensão humana que nunca escapa aos relatos do autor.

Na obra Estação Carandiru”, que desde 1999 teve mais de 500 mil exemplares vendidos, Dráuzio Varella focou seu corajoso relato na população carcerária de um dos presídios mais violentos do Brasil.

ASPEPE- Deixando você sempre bem informado.

            
                 Presidente- Wilson Feitosa.   

Nenhum comentário:

Todas as convocações e notícias relacionadas ao Sindicato (SINDASP) serão postadas oficialmente no Blog do SINDASP:
sindasppernambuco.blogspot.com

Seguidores