Endereço: Rua: José Carvalheira, Bairro Tamarineira-Recife-PE.
Fone: 8832-2985/ 9348-1571
CNPJ: 09.114.066/0001-87

terça-feira, 29 de janeiro de 2013


PB tem 2ª rebelião em menos de 24h; detentos amarraram reféns e queimaram colchões



Cerca de 150 homens do Pelotão de Choque invadiram a unidade prisional para controlar a situação caótica
Polícia | Em 28/01/13 às 11h11, atualizado em 28/01/13 às 19h48 | Por Pollyana Sorrentino, Felipe Silveira e Priscila Andrade
Aguinaldo Mota 123
Resgate dos presos
Mais uma rebelião foi registrada nesta segunda-feira (28), na Paraíba. Desta vez a revolta dos apenados ocorre desde as 18h, no Presídio João Bosco Carneiro, na cidade de Guarabira no Brejo paraibano.
De acordo com a repórter Jaceline Marques da TV Correio, um dos presos durante contato telefônico com a equipe de reportagem, teria informado que o tumultuo começou após a suspensão da transmissão de um filme que estava sendo veiculado por volta das 16h.
Ainda segundo o apenado, identificado apenas como ‘Teta’, sete celas pertencentes a um dos pavilhões estão completamente destruídas. Ele teria informado que alguns presos foram amarrados no local. Os detentos mantidos como refém, seriam estupradores e x-9, linguagem utilizada na cadeia para delator de informações.Colchões foram queimados e a intensa nuvem de fumaça que se formou em torno do presídio assustou os populares na localidade. 
Policiais integrantes do 4º Batalhão da Polícia Militar estão no local. Os rebeliados garantiram que caso as autoridades entrassem no presídio, os reféns iriam ser assassinados. Mesmo diante da ameaça dos apenados, os policiais entraram na casa de detenção, juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiro para controlar as chamas.
A polícia informou que um dos presos, identificado como ‘Wando de Mocinha’, ficou ferido e foi encaminhado para atendimento médico. Ele foi amarrado a um colchão e atingido com golpes de espeto. Os rebelados ainda atearam fogo em seu corpo, no entanto, com a intervenção da polícia, ele conseguiu escapar sem ser queimado. 
Rebelião no Róger 
Ainda nesta segunda-feira (28), outra rebelião foi registrada no Estado. Os apenados da Penitenciária Flósculo da Nóbrega, conhecido como ‘Roger’, deixou 17 detentos feridos no final da manhã. Segundo testemunhas, tiros foram ouvidos e colchões foram queimados.
Antes do tumulto, um preso que estava no isolado conseguiu fugir no início da manhã pela porta da frente. O gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba, coronel Arnaldo Sobrinho, informou que são situações diferentes. "A fuga não tem conexão com a rebelião. Quanto a fuga do detento pela porta da frente, uma sindicância será aberta para investigar as causas", disse.
A confusão teria começado após um desentendimento de presos de facções criminosas rivais durante o banho de sol. Cerca de 150 homens do Pelotão de Choque invadiram a unidade prisional para controlar a situação caótica.
O Presídio do Roger tem capacidade para abrigar 500 presos. Atualmente, a unidade prisional abriga cerca de 1.050 apenados.
Na última sexta-feira (25) uma rebelião já havia sido anunciada quando um preso ligou para o programa Correio da Manhã, apresentado por Samuka Duarte e Emerson Machado, exigindo a troca de comando do atual diretor, David Efraim Nigri, pelo antigo, Josenildo Porto, exonerado na semana passada.“Se não mudar o comando, a casa vai virar no Roger”, disse um detento.
Feridos
Um dos presos que estavam internados no Hospital de Trauma de João Pessoa não resistiu aos ferimentos e morreu. A informação foi repassada pela Assessoria de Imprensa da unidade médica através de boletim divulgado por volta das 18h desta segunda-feira (28).

O preso estaria sem identificação e teria 32 anos. Ele foi vítima de arma de fogo, veio conduzido pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado ao hospital por volta das 11h da manhã de hoje.

Ainda segundo o boletim da Assessoria de Imprensa do Trauma, continuam internados três detentos, todos em estado regular.

Nenhum comentário:

Todas as convocações e notícias relacionadas ao Sindicato (SINDASP) serão postadas oficialmente no Blog do SINDASP:
sindasppernambuco.blogspot.com

Seguidores